quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO

A Bíblia nos mostra que Jesus orava com bastante freqüência. Apesar das multidões, das tarefas e das pressões das pessoas, Jesus nunca deixou de dedicar tempo para estar a sós com Deus. (Lucas 5:15-16)

Jesus considerava a oração uma prática extremamente importante na sua vida e ministério. Por isso, ele buscava se retirar para lugares solitários a fim de orar. Seguindo o exemplo de Jesus, devemos nos dedicar à oração. Assim como Jesus sabia,nós também precisamos aprender que é pela oração que mantemos nossa vida de comunhão com Deus, e recebemos dEle o alimento espiritual que nos dá forças para continuar nossa obra no Seu Reino aqui na terra.

A) Devemos orar ainda que nos achemos bem espiritualmente

Existe uma tendência em todos nós que é parar de buscar Deus em oração quando nos achamos muito bem espiritualmente. Alguns pensam que por já terem uma longa caminhada com Deus não precisam separar um período de oração diária, pois pensam que as suas atividades e o seu trabalho em favor do Reino dos céus já são uma oração a Deus.
Contudo, Jesus não pensava como essas pessoas. Apesar de ser o Filho de Deus, completamente sem pecado, totalmente perfeito, dedicado ao ministério e cheio do Espírito Santo, Jesus separava um período no seu dia para se dedicar à oração. Tal atitude de Jesus nos mostra que devemos nos dedicar à oração ainda que nos achemos bem espiritualmente. Nós precisamos orar porque disso depende a nossa comunhão e relacionamento com o Pai.

B) Devemos nos dedicar à oração ainda que as atividades sejam muitas

A maior parte das pessoas justifica a sua negligência com a oração dizendo que não tem tempo. Dizem que precisam acordar muito cedo e deitar muito tarde, e que por causa das tantas atividades não possuem tempo para se dedicarem à oração. Jesus também era uma pessoa extremamente ocupada. Constantemente as pessoas vinham procurá-lo, desejando receber uma palavra de aconselhamento, o esclarecimento de uma dúvida, o ensinamento acerca do Reino de Deus ou uma ministração de cura. Elas não estavam preocupadas se Jesus precisava comer, dormir ou descansar. Elas queriam simplesmente obter a satisfação dos seus anseios. Jesus era tão requisitado que houve ocasiões em que Ele não conseguia nem mesmo comer, porque as pessoas iam e vinham para ouvi-lo e tocá-lo – Leia Marcos 3.20. Contudo, apesar disso, ele sempre encontrava tempo para se dedicar à oração.
Se você está ocupado demais, é por isso que não pode deixar de orar!

C) CUIDADO COM OS INIMIGOS DA ORAÇÃO

1. Relacionamentos errados na família – 1 Pedro 3:1-7 – Quando marido e mulher não possui um bom relacionamento entre si suas orações podem ser interrompidas até que haja conserto entre eles.
2. Falta de Perdão – Marcos 11:25-26 – Qualquer um que guarde espírito de rancor ou mágoa contra alguém fecha os ouvidos de Deus para sua própria petição.
3. Motivação errada – Tiago 4:3 – Um problema sério que anula nossa oração é quando pedimos a Deus coisas que na verdade não necessitamos tanto, com o propósito de satisfazer desejos egoístas, com uma motivação errada.
4. Pecado oculto e não confessado – Isaías 59:1-2 – uma atitude de rebeldia ou desobediência à Palavra de Deus fecha os céus para nós. Qualquer pecado não confessado torna-se inimigo da oração. Mas uma vida de obediência à Palavra abre o caminho para a resposta de Deus.
5. Falta de generosidade para com os pobres – Prov. 21:13 – Quem se recusa ajudar alguem que se encontra necessitado, quando pode fazê-lo, tal atitude impede a resposta às suas orações.
6. Dúvida e incredulidade - Tiago 1:5-7 - A dúvida vem da ignorância da Palavra de Deus. A incredulidade acontece quando alguem que sabe que há um Deus que responde as orações, mesmo assim continua duvidando que Deus irá atendê-lo. Não crer nas promessas da Bíblia é duvidar do caráter de Deus, chamando-o de mentiroso.

Conclusão

O Senhor Jesus, durante todo o seu ministério, mostrou a importância da vida de oração. Ele não somente orava, mas também incentivava as pessoas a se dedicarem à oração. O exemplo de Jesus foi seguido pelos apóstolos, pelos primeiros cristãos e por muitos crentes durante toda a história da igreja. A igreja pode transformar o mundo; você pode transformar o mundo. Qual o caminho? Uma vida de oração.

Ministrada por Jean Ryckardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário