segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Caminho de Volta ao Primeiro Amor

Foi o próprio Jesus que propôs o caminho de restauração:

"Lembra-te, pois, de onde caístes, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e removerei do teu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas." (Ap 2:5)
Cristo falou três passos práticos que devemos dar a fim de voltarmos ao primeiro amor:
1°)"Lembra-te"
2°)"Arrepende-te"
3°)"Volta à prática das primeiras obras"

O primeiro passo é um ato de recordação, de lembrança do tempo anterior à perda do primeiro amor. Não há melhor maneira de retomá-lo do que esta... Relembrar os primeiros momentos de fé, de experiência com Deus.

"Quero trazer a memória o que me pode dar esperança."

Algumas lembranças têm o poder de produzir em nóa um caminho de restauração. Muitas vezes não nos damos conta daquilo que temos perdido. E uma boa forma de dimensionar nossas perdas é contrastar aquilo que estamos vivendo hoje com aquilo que já experimentamos antes em Deus.

E esta é a segunda atitude que Jesus pediu aos efésios: "arrepende-te". Não basta ter saudade do como as coisas eram antes, é preciso sentir dor por ter perdido o primeiro amor; lamentar, chorar e clamar o perdão de Deus e reconhecer que isto é mais do que um desânimo, ou qualquer outra crise emocional. É um pecado de desamor, de desinteresse para com Deus.

Tiago definiu como devemos nos posicionar em arrependimento diante do Senhor. Deve haver choro, lamento e humilhação:

" Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará." (Tg 4: 8-10)

Humilhar-se perante o Senhor é o caminho para a exaltação (restauração) diante dEle. Se você reconhece que tem abandonado seu primeiro amor separe depressa um tempo para orar e chorar em arrependimento perante o Senhor e buscar renovação.

Sei que recordar e chorar o passado também não é a cura em si, mas ajuda a alcançá-la. São estágios de preparação, por assim dizer. Mas o conselho proposto pelo Senhor tem um terceiro passo prático: "volta à prática das primeiras obras". Portanto, não basta apenas reviver lembranças e chorar, temos que voltar a fazer aquilo que abandonamos.

Estas primeiras obras não são o primeiro amor em si, mas estão atreladas à ele. Ou é uma forma de expressá-lo, ou de alimentá-lo, ou ambas as coisas. Elas têm a ver com a forma como O buscávamos e também a maneira como O servíamos. Note que Jesus não protestou dizendo que os efésios não O amavam mais, e sim que já não amavam como faziam antes. Precisamos mais do que reconhecer nossa perda, precisamos voltar a agir como no inicio da nossa caminhada com Cristo.

É tempo de resgatar nosso amor ao Senhor e dar-lhe nada menos que amor total.

Ministrado por Jean Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário