domingo, 28 de junho de 2009

Os Dez Mandamentos (Adaptado)

Introdução:
O que são os dez mandamentos?

Estudo Preliminar- Êxodo 20:18-24
O que nós temos nos dez mandamentos? Nós temos a direção divina para a vida do homem que foi dada centenas de anos através de Moisés no pico majestoso na península do Sinai.
  • Os dez mandamentos nos mostram um caminho para uma vida de alegria. (Dt 4:9)
  • Os dez mandamentos são a lei de Deus para um mundo sem lei. São princípios, preceitos, pelos quais a alma do homem será eternamente julgada. Em Êxodo nós encontamos as seguintes palavras: E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos. (Êxodo 34:28)
  • Quando pensamos que a moral pode existir sozinha, sem estar enraizada na religião pura, é querer ver o fim de uma sociedade civilizada. Nunca devemos pensar que os dez mandamentos estão ultrapassados.
  • Se nós como igreja hoje falharmos, não dando valor e vivendo estes mandamentos não somente erraremos, mas arruinaremos as futuras gerações.
I. ESTRUTURA DOS DEZ MANDAMENTOS
Os quatro primeiros mandamentos lidam com o relacionamento do homem com Deus. Os outros seis lidam do relacionamento do homem com o homem. Os quatro primeiros o relacionamento é vertical e os seis outros o relacionamento é horizontal.
Por isso os primeiros mandamentos dizem respeito d'Ele com o homem.

II. OS DEZ MANDAMENTOS NÃO SÃO UM SIMPLES TRATADO DE ÉTICA, MAS SÃO OS TERMOS DA ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM
Estar diante dos dez mandamentos é estar diante de uma aliança eterna. (Gálatas 3:15)
Os dez mandamentos nunca poderão ser guardados e obedecidos se não for no contexto do relacionamento com Deus. Mandamentos de Deus só podem ser guardados se forem no relacionamento com Deus. Moral sem Deus, mesmo sendo em beneficio real é uma traição ao que Deus pretende, porque Deus já deu os dez mandamentos.

III. DIFERENTES VISÕES SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS
A- Um grupo de teólogos afirma que os dez mandamentos eram relevantes para a época em que foram dados. A firmam ainda que para hoje, nós precisamos de um novo conjunto de principios, diretrizes e morais.
B- Há um outro grupo de teólogos que diz que os dez mandamentos não são particularmente últeis para os cristãos, pois nós não estamos vivendo debaixo da lei e sim debaixo da graça.
O mesmo Deus que deu a lei, Ele, naquela época, já tinha a graça. Podemos entender que a lei era apenas uma escola para estarmos na graça. O que não significa que a lei foi tirada, foi colocada de lado, foi anulada. Jesus Cristo não veio revogar a lei, Ele veio para cumprir (Mateus 5:17)
C- Há um outro grupo de teólogos, este, um grupo menor, que diz que se fomos salvos pela graça, somos livres, livres de todas as obrigações, livre de todos os principios morais. Podemos viver como quisermos. Estes são chamados de anarquistas. Eles dizem: Vocês podemfazer o que quiserem que Deus não vai se importar, porque Deus não tem moral. Ele tem que nos engolir assim mesmo.

IV. OS DEZ MANDAMENTOS SÃO ABSOLUTOS, ELES NÃO SÃO OBSOLETOS
São eles tão verdade para hoje, quanto foram nos dias de Moisés. Lógico que eles são atuais. A Palavra de Deus é atual. Deus foi e é e sempre será o mesmo. (Mateus 24:35)

V. VAMOS CONSIDERAR A MOLDURA DA ÉPOCA EM QUE OS DEZ MANDAMENTOS FORAM ESCRITOS
Porque os mandamentos foram dados aos filhos de Israel só depois que eles sairam da terra do Egito? Por que não foram dados antes? O Êxodo tinha que acontecer antes dos mandamentos, porque a salvação libera a moralidade. A salvação vem na frente, a moralidade segue atrás. A salvação em primeiro lugar, os mandamentos depois.
Se colocarmos a moralidade primeiro e a salvação depois, então a salvação deixa de ser pela fá, para ser pelas obras. O Deus que redime, o Deus que liberta o povo, espera que essse povo tenha moral. Assim devemos ter moral se seguimos a Cristo. Deus é moral e nós precisamos ter a moral de Deus.

Comclusão:
  1. Nos dez mandamentos podemos ver o interesse de Deus com o homem, mas podemos ver também o interesse do homeme com o homem.
  2. Podemos ver que o primeiro mandamento que Deus dá no relacionamento do homem com o homem é para a familia. É Deus se lembrando da sociedade, é Deus se lembrando de uma nação, é Deus se lembrando da vida familiar. Deus se lembrou de cada detalhe quando escreveu cada palavra.
  3. Podemos ver que foi Deus quem escreveu. Ele calcou o seu dedo. A pedra ficou fazada.
  4. Podemos ver naquelas letras vazadas o caráter de Deus. Podemos ver algo transcendental sobre o caráter de Deus. Fica patente que Deus é santo, Deus é justo, Deus é digno. Não sabemos aonde as tábuas foram parar. Elas foram colocadas na Arca do Testemunho. Não importa onde elas estão. O que realmente importa é que o caráter do nosso Deus é de santidade, justiça, é de dignidade.
E o que nos interessa nisto, é que não temos que viver qualquer vidinha por ai, achando que já temos a salvação e pronto. Não. Deus quer que tenhamos o seu caráter. Ele quer que sejamos santos, como Ele é santo. (I Pedro 1:16) Os mandamentos foram dados para que sejamos santos. (I Tessalonicenses 4:3)
Isto precisa ficar claro. Jesus Cristo, quando veio, não desfez os dez mandamentos. Pelo contrário, ele disse: "EU VOS DOU UM NOVO MANDAMENTO". Ele não disse: eu dou um só mandamento para vocês seguir. Ele disse "UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU". Ele na verdade acrescentou. Ele deu mais um mandamento. (João 13:34)

Texto de Edmeia Williams

Ministrado por Jean Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário