sexta-feira, 5 de junho de 2009

Uma Cruz de Dor


“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” 1 co 1. 18

• Qual foi o objetivo de Jesus na cruz, para os dias de hoje?
• Porque Jesus morreu naquela cruz?
Ele morreu para que eu vivesse abundantemente e tivesse uma vida completa em Deus. Em Lucas 22.42 vemos a oração de Jesus, se entregando ao pai, essa entrega foi de amor, de dor e principalmente de obediência.
Jesus foi a ponte que nos ligou ao pai (Jo 14.6), foi por isso que ele morreu, essa foi a sua missão ligar toda a humanidade ao pai.

O que Deus que nos trazer com a cruz:

 Na Cruz, Deus se revela aos homens.
No momento em que Jesus entregou Seu espírito, deu-nos o acesso direto a Deus, rasgando-se o véu – Mt 27.51.
Agora, é rasgado o véu; Deus se dá a conhecer ao homem. A Cruz traz o homem para Deus, levando Deus ao homem - "Hb 10.19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus...".

 Na Cruz, Deus toma a iniciativa e entra em ação a favor do homem
2Co 5.19 – A graça é o amor em ação; é o amor tomando a iniciativa. Quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Esse conceito vem desde o Antigo Testamento, onde a atividade redentora de Deus se exprime através da história de Israel. Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante nossas iniqüidades.
Sl 103.10 / Is 45.21.

 Na cruz, é oferecido um sacrifício representativo pelos pecados do mundo.
MT 27:46 - E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”– este foi o brado de desamparo de Jesus.
o mistério de Sua Pessoa; porém, uma cousa é certa: é o amor de Deus, é a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. 2Co 5.21 – Ele, que não conheceu pecado, é "feito pecado" por nós.
1Pe 3:18 – levou sobre si todas as nossas dores e tudo que nos rouba a paz.

 Na Cruz, é oferecido um sacrifício expiatório
Jesus, o Cordeiro de Deus, se identificou conosco na Encarnação. É crucificado por nós. E Ele mesmo, nosso Sumo Sacerdote, entra com Seu sangue, através do véu de Sua carne ferida, à presença imediata do Pai. Assim fazendo, leva consigo nossa vida, pois com Ele morremos, 2Co 5.14.

 Na Cruz, o pecador é identificado com Cristo, e a Ele unido
Como Cristo se Identifica com minha dor, minha fraqueza. minha derrota, hei de identificas-me agora com Seu sacrifício, Seu poder, Sua vitória. Nisso é que se torna possível a transfusão da Sua vida: Ele leva meu fracasso, minha vergonha e miséria; eu tomo Sua força, Sua pureza e paz. Não há Redenção para o pecador sem a Sua identificação com o Redentor. Assim como não se pode traçar um arco de um circulo, sem que seja côncavo e ao mesmo tempo convexo, assim toda a verdade objetiva da obra expiatória de Cristo é incompleta e destituída de sentido sem que haja a devida apropriação subjetiva da mesma pelo pecador. Se o pecador não estiver em Cristo, para ele foi em vão, a obra redentora que Cristo efetuou em seu favor. Está aí, objetivamente e para sempre, porém sem efeito, até que o homem, remido, possa confessar:
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." Gl 2.20.


Ministrado por Tiago Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário